Quando se trata de profissões, as opiniões são variadas e muitos jovens se perdem na hora de tomar a decisão, mas andei analisando algumas profissões que na minha opinião são as mais prestigiadas pelas pessoas de um modo geral.
1- Medicina
Os Médicos sem dúvida causam uma ótima impressão, quando uma pessoa se apresenta como médico, automaticamente passamos a ter um respeito maior pelo sujeito, afinal é uma das formações que exige maior tempo de estudos e especializações até que o profissional possa exercer a profissão com um ritmo menos frenético , um prestigio adquirido por mérito, pois uma grande minoria da população consegue alcançar este cargo.
Um profissional de Medicina desempregado é praticamente impossível de encontrar!
2- Professor
Na minha opinião deveria ser tão prestigiado quão ou mais que o médico, infelizmente as pessoas associam o sucesso de uma carreira a conquistas financeiras, e nesse quesito realmente o professor perde de longe para a maioria das profissões, embora não tão valorizada, e menos prestigiada atualmente, na minha opinião uma carreira a ser seguida.
Os professores tem muitas oportunidades de emprego, a falta de interesse da maioria acaba deixando sempre vagas em aberto.
3- Enfermeiro
Segue a linha do professor, mas os doentes e necessitados, que no nosso pais são muitos acabam prestigiando da maneira que podem, principalmente os mais pobres reconhecem a importância desse profissional.
Geralmente atuam em mais de um emprego, portanto sempre existem vagas no mercado para este profissional.
4- Engenheiro
Um profissional que já foi tão prestigiado quanto os médicos, mas sofreu uma certa popularização nos últimos anos que realmente causou uma queda no prestigio.
Possuem um bom salário, mas atualmente já temos regiões que não empregam tanto, e varias pessoas com essa formação sofrem com o desemprego e altas e baixas do setor de construção e áreas afins.
5- Designer
Um profissional que pode seguir uma linha variada de trabalhos dentro da área do designer, podendo trabalhar com artes voltadas para internet, gráfica, jornais e as vezes até arriscam pendendo para área de publicidade.
Atualmente não faltam empregos para esse profissional, inclusive muitos deles preferem trabalhar como Freelancers sem a necessidade de vínculos empregatícios, acabam ganhando um bom dinheiro e estão sempre atolados de trabalho!
6- Programador
Pensando no lado de prestigio, poucos acabam conseguindo espaço, financeiramente falando é uma profissão mediana nos dias de hoje levando em consideração o fluxo de trabalho, curtos prazos e quantidade de exigências, normas e legislações a serem atendidas é uma profissão bem estressante, mas na minha opinião muito gratificante, ela acaba sendo reconhecida por pessoas da mesma área que entendem melhor a complexibilidade da coisa, mas muita gente associa o programador ao mocinho do computador.
Outra profissão que não deixa muita gente desempregada atualmente, inclusive muitas empresas brigam feio por bons profissionais desse seguimento, mas aconselho a pesar bem os prós e contras antes de se aventurar nessa área.
7- Contador
Acredito sofrer mais ou menos a mesma pressão do programador, carregam muitas responsabilidades e possuem uma carga de trabalho muito estressante.
Na minha opinião uma ótima carreira a ser seguida, possui uma ótima demanda de empregos e é uma área bem estável, que gera uma série de áreas afins para se atuar. Os salários são medianos na maioria dos casos.
É lógico que existem muitas outras profissões que são super interessantes que dão um ótimo retorno financeiro, e prestigio, mas as áreas que eu acabo convivendo um pouco mais são essas. Com relação a prestigio e bons salários, não existe uma receita, conheço professores que são milionários e médicos que não tem nada, o fato é que o dinheiro é importante e com certeza afirma de certa forma o sucesso da profissão, mas não é uma regra. O meu maior conselho é que quando for escolher uma profissão, escolha algo que se sinta bem fazendo, que goste de fazer, que queira fazer, e faça-o bem feito, basta isso para o reconhecimento necessário e uma vida feliz, por outro lado se pensar que o importante é o dinheiro e fizer qualquer coisa por ele, talvez nunca consiga o prestigio que uma profissão executada com amor possa lhe gerar!
abraços e até a nossa próxima conversa!