Erro ao Iniciar serviço do PostgreSQL

Quem trabalha com o banco de dados postgreSQL em alguns momentos pode se deparar com alguns problemas causados por fatores externos, ou causados por usuários ou instalação de programas e permissões de usuários dependendo do sistema operacional onde o servidor está instalado, varios fatores podem interferir na inicialização do serviço do postgreSQL, seguem aqui algumas dicas para tentar reiniciar o serviço quando o mesmo apresentar problemas.

Solução 1 – Apagar o Arquivos postmaster.PID que fica dentro da pasta [DATA] da instalação do postgres;

Solução 2 – Faça um Backup da pasta data do seu postgreSQL que parou de iniciar, desinstale e faça uma nova instalação, se a instalação funcionar corretamente, pare o serviço, substitua a pasta data pela que copiou anteriormente e tente reinstalar o serviço;

Solução 3 – Abra o Gerenciador do serviço do postgres, pode utilzar o atalho “services.msc” no Executar do windows, em seguida altere o usuário do serviço, que provavelmente estará como “postgres” marque a opção Administrador, tente reiniciar o serviço e verifique se funciona;

 

Se você conseguiu, reparar ou inicializar o serviço do postgres de outra forma coloque nos comentários desse post, com certeza ajudará outras pessoas em outras situações problemáticas onde as soluções atuais foram ineficazes.

 

espero ter colaborado, abraços!

5 thoughts to “Erro ao Iniciar serviço do PostgreSQL”

  1. Bom dia.
    Tenho um sistema rodando com banco PostgresSql. E “aparentemente” a cada 3, 4 meses (coincidência) o serviço do banco PARA. Consigo iniciar novamente apenas se APAGO o arquivo postmaster.pid. Você sabe por que isso ocorre? E se tem como eu anular de uma vez esse problema? Como disse, a cada 3, 4 meses o serviço para e preciso acessar uma maquina e realizar esse procedimento.
    Obrigado. Até

    1. Iai Renato! já tive problemas parecidos.. e só consegui resolver formatando a maquina, reinstalando o banco de dados e restaurando o Backup… mas pelo muito que já li a respeito, o problema costuma acontecer quando acontecem quedas de energia!

      abs

      1. Entendo. Bom, já reinstalei o B.D. também. Cheguei a ler que pode ser a versão também, mas não vou fazer um upgrade. Bom, criei um .bar para excluir o arquivo e em seguida reiniciar a maquina. Depois desse procedimento fica tudo ok. Obrigado pela ajuda.

        1. RSRSRS bem pensado! você pode verificar se o Arquivo Existe no BAT e tentar apaga-lo! mas se o banco tiver iniciado corretamente vai dar erro né?? pq o serviço do postgre cria o arquivo .PID quando o Banco é iniciado!

          abs

          1. Ah sim. Com certeza! É que esse BAT é justamente para ser utilizado apenas se o problema ocorrer (pois o sistema para). Com isso o usuário mesmo consegue “resolver” o problema. Valew!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *